Memorial das Idades do Brasil

 

MEMORIAL DAS IDADES DO BRASIL. OBRA CONSTRUIDA POR PAULO BERTRAN E QUE É UM MUSEU A CÉU ABERTO.  
(Inaugurado em Brasília, no ano de 1998.)

No lugar onde foi construído o Memorial das Idades do Brasil havia um grande paredão de rocha antiqüíssima, segundo Bertran, de um milhão de anos! Nesse espaço tão apropriado resolveu fazer uma exposição das pinturas rupestres mais importantes do Brasil, em seu tamanho natural, copiadas com a maior fidelidade possível.

Tornou-se uma mostra de extraordinário visual! O rochedo está voltado para o lago Paranoá e a ponte nova  Juscelino Kubitschek. 
Esse imenso painel ao ar livre tem uma grande beleza plástica.

Memorial das idades do Brasil  

Em 15 de agosto de 2003, juntamente com sua mulher Maria das Graças Fleury Curado, pedagoga e Diretora da Escola Piaget em Goiânia e um grupo de amigos, fundaram o Instituto Bertran Fleury que abrigaria o futuro Memorial das Idades do Brasil.

Vendeu então a fazenda Assombrado para realizar essa obra significativa, dentro dos padrões naturais de preservação do meio ambiente. O espaço foi direcionado aos colégios, com palestras para alunos e professores. Nesse recinto agradabilíssimo realizava saraus com  artistas ,intelectuais e amigos que manifestavam seus talentos  e onde exercitava seus dons de pianista. O local continua aberto para eventos culturais e de lazer contando com trilhas de cerrado nativo e com a visita imperdível ao paredão das pinturas rupestres...